top of page

Pragas urbanas podem aumentar o risco de transmissão do corona virus

COVID.jpg.png

Como Pragas Urbanas podem aumentar as chances de contágio do novo corona vírus. Entenda porque:

O novo corona vírus (COVID-19) é uma doença grave que ataca o sistema respiratório. Os primeiros casos da doença pelo vírus foram registrados na China e hoje se espalharam pelo mundo todo, caracterizando uma pandemia segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

 

A contaminação com o corona virus não acontece só pelo nariz e pela boca

 

Segundo a declaração do infectologista Celso Granato feita a Revista Veja, “A contaminação não acontece só pelo nariz e pela boca. É possível se contaminar pela mão, pelos olhos e até pela roupa. Se você conversar por muito tempo e muito próximo a pessoas doentes, por exemplo, gotículas expelidas por essa pessoa podem ficar na sua roupa e ao toca-la, você pode se contaminar”.

A contaminação e transmissão pode ocorrer através baratas, formigas e demais pragas urbanas

 

Se pensarmos que é possível a contaminação por mãos, olhos e até roupa, é possível afirmar que a contaminação e transmissão podem ocorrer também por baratas, formigas e demais pragas urbanas, que podem ser vetores de transmissão para outras doenças causadas por vírus, bactérias, e outros micro-organismos. 

Imagine um bar cheio de gente que escarra no chão (nojento, mas verdade). Este é normalmente um ambiente cheio de baratas...estas ao terem contato com o escarro de uma pessoa contaminada, também ficam contaminadas.

Outra questão seria o contágio em ambientes hospitalares. Formigas podem estar presentes nestes ambientes. Formigas ao entrarem em contato com espirros, secreções como saliva, gases ou ataduras contaminadas dos pacientes também contaminam-se.

 

Principal forma de transmissão é através do ar que contenha gotículas de saliva contaminada, por fala, espirro ou tosse

É importante informar que a principal forma de transmissão é através do ar que contenha gotículas de saliva contaminada, por fala, espirro ou tosse. Essa nova doença apesar de estar se alastrando pelo mundo, tem uma taxa de mortalidade relativamente baixa.  Varia entre 2,3% a 3,5%m com os casos de óbito mais comum em pessoas idosas, em geral acima de 80 anos. A maioria das pessoas que se contamina não tem grandes problemas, é como se fosse uma gripe comum. Em poucos casos há necessidade de internação. Além dos idosos, imunossuprimidos, diabéticos, cardíacos e de forma geral pessoas que tem baixo sistema imunológico fazem parte do grupo de risco. 

 

Como se previr do corona vírus

•    Lave as mãos com água e sabão, durante várias vezes durante o dia, o recomendado por infectologistas é de duas em duas horas, ou utilize álcool gel para higienizá-las. 
•    Cubra a boca ou o nariz ou espirrar ao tossir. Use um lenço, caso não seja possível, utilize preferencialmente com o antebraço. Evite usar as mãos.  
•    Não compartilhe objetos pessoais, tais como copos, talheres, entre outros.
•    Evite abraçar, beijar e apertar a mão das pessoas.
•    Evite locais fechados com grandes aglomerações.  
•    Deixe as visitas à crianças e pessoas idosas para outro momento. 
•    Cancele as viagens para áreas onde a doença já se tornou uma epidemia. 
•    Use máscara caso esteja doente, a mesma deve ser trocada a cada duas horas, evitando o contágio por tosse, espirro ou fala. 

bottom of page